Dicas de utilização

Confira a seguir algumas dicas importantes que a TURBOJAM separou especialmente para você saber mais sobre o uso adequado de uma turbina e sua devida manutenção, de forma a assegurar a durabilidade e bom rendimento!

RECOMENDAÇÕES E PONTOS DE INSPEÇÃO AO INSTALAR UM TURBO
1. Substitua o filtro de ar, o filtro lubrificante e o óleo lubrificante conforme as especificações do fabricante do veículo.
2. Examine e limpe os dutos do purificador de ar e o intercooler. Nunca faça um motor funcionar se ele estiver com o intercooler contaminado de óleo.
3. Inspecione as mangueiras de admissão e pressão do ar, quando existir, e aperte bem as suas respectivas abraçadeiras. Certifique-se também de que o coletor e o duto de admissão, bem como o coletor e o duto de escape, estejam sem trincas, sem obstruções e limpos (isentos de óleo, pedaços de juntas, poeira e outros objetos estranhos).
4. Verifique o flexível de lubrificação, dutos e mangueiras de retorno do óleo quanto a vazamentos e obstruções.
5. Inspecione a mangueira e/ou o duto de respiro do motor para ver se não há excessos de gases ou óleo lubrificante.
6. Examine a mangueira e/ou duto de tomada de ar do compressor de ar do freio quanto a possíveis vazamentos de óleo do compressor do freio, que podem ser confundidos com vazamentos do turbo.
7. Verifique a correta regulagem da bomba injetora e bicos que deverão estar dentro dos parâmetros do fabricante do motor. Bomba injetora com excesso de débito e bicos injetores desregulados ou avariados conduzem a danos no turbo e no motor.
8. Jamais utilize cola ou veda-juntas na instalação das juntas de entrada e saída de óleo do turbo.

DICAS DE UTILIZAÇÃO
1. Troque regularmente o óleo lubrificante do motor seguindo às especificações do fabricante do mesmo.
2. A limpeza frequente e a troca periódica do elemento do filtro do ar protegem o turbo.
3. Não acelere o motor imediatamente após a partida, pois o turbo adquire uma rotação elevada sem que o fluxo de óleo tenha alcançado o eixo.
4. Acelerar o motor, instantes antes de desligá-lo, também danifica o turbo, pois a lubrificação para, enquanto que a rotação do eixo é ainda elevada.
5. As duas últimas condições descritas acima causam o aquecimento e desgaste dos mancais e eixo, e a longo prazo podem levar à destruição o turbo.