Turbo Compressor

O turbocompressor é um equipamento utilizado em motores a combustão para torná-los mais ágeis e potentes. Ele é composto por dois rotores, que se localizam em lados opostos de um mesmo eixo, fazendo, respectivamente, o papel de uma turbina centrípeta e de um compressor de ar. Ambos são envolvidos por carcaças (compressora e da turbina), cuja função é direcionar o fluxo de gases, provenientes do coletor de escape do motor, através das pás dos rotores.

Durante o processo, os gases gerados no motor são direcionados para a carcaça da turbina por intermédio do coletor de escape. Esses gases provocam a rotação do rotor da turbina e, consequentemente, a do rotor do compressor. Com a rotação, o ar atmosférico é aspirado, comprimido e levado aos cilindros do motor.

Com o aumento da massa de ar dentro dos cilindros - decorrente da compressão – é possível adicionar mais combustível à mistura, a qual será encaminhada até a câmara de combustão do motor, fazendo com que mais energia seja liberada. Desta forma, gera-se um aumento significativo da potência do motor.

Conjunto Rotativo
O conjunto rotativo é considerado o coração da turbina, pois é constituido pelos rotores e pela carcaça central (recebe óleo lubrificante do próprio motor e serve de sustentação ao conjunto eixo da turbina e rotor do compressor que flutuam sob mancais radiais), que são componentes fundamentais para o funcionamento do turbocompressor.

A TURBOJAM disponibiliza aos seus clientes uma grande variedade de conjuntos rotativos novos para a troca em diferentes modelos de turbinas. Trata-se de uma peça que apresenta um resultado positivo, com menor custo e qualidade garantida.